Internet caiu novamente? Aqui estão 5 possíveis causas e como corrigi-las

Conexão internet

Há muitas coisas que podem estar prejudicando sua internet. Experimente estas soluções rápidas para voltar a ficar online.

Perder a conexão com a Internet pode atrapalhar todo o seu dia. Veja como descobrir o que está acontecendo e consertar.

Dificilmente é um bom momento para a sua internet cair, mas isso sempre parece acontecer no pior momento possível. Talvez você esteja vendo seu streaming ou está em uma chamada de vídeo do trabalho ou está on-line assistindo ao final do seu programa de TV favorito e lá se vai a internet. Mesmo as melhores conexões Wi-Fi podem falhar de tempos em tempos e exigir algumas soluções de problemas para voltar a ficar on-line.

Resolver interrupções ocasionais de serviço geralmente é bastante rápido e simples. Aqui estão os motivos mais comuns pelos quais sua Internet pode cair e como resolver o problema. É importante lembrar que, nem sempre o problema é do seu provedor de serviços de Internet.

Causas comuns de interrupções na Internet doméstica

Aqui estão algumas das principais causas de queda da sua Internet – veremos soluções para cada uma delas a seguir.

1. Mau funcionamento do modem/roteador

2. Velocidades ou equipamentos inadequados

3. Hacking ou problemas de rede

4. Mau tempo

5. Interrupções no serviço do ISP e congestionamento da rede

Restringir o problema exato pode exigir um pouco de investigação e solução de problemas. Comece verificando se o problema de conexão não é específico de um único site, servidor ou dispositivo.

Se você perdeu sua conexão com o Netflix no meio de um programa, verifique se outros serviços de streaming ainda estão acessíveis e funcionando. Nesse caso, o problema provavelmente está no Netflix e não na sua conexão com a Internet. Se você estiver tendo problemas para se conectar a outros serviços de streaming, a culpa pode ser da Smart TV ou do dispositivo de streaming. Tente ver streaming em outros dispositivos, se possível, para verificar se a falha na Internet é a culpada.

Problemas de modem e roteador

Quando a conexão doméstica com a Internet cai, provavelmente é devido a um problema com seu modem e/ou roteador. A solução geralmente é simples: reinicie o equipamento desconectando-o, aguardando cerca de 10 segundos, conectando-o novamente e permitindo a reinicialização. Na maioria das vezes, isso resolverá sua interrupção.

Ao reiniciar o roteador, recomendo cortar a energia desconectando-o em vez de pressionar ou segurar qualquer botão no próprio dispositivo. Fazer isso pode solicitar que o dispositivo faça uma reinicialização total, retornando-o às configurações de fábrica e apagando as configurações da rede Wi-Fi. É verdade que a redefinição provavelmente restabelecerá sua conexão com a Internet, mas você também terá a tarefa extra de configurar seu Wi-Fi novamente.

Além disso, lembre-se de que seu dispositivo pode ter bateria reserva. Se as luzes do seu modem ou roteador não apagarem quando você o desconectar da fonte de alimentação, verifique se há baterias instaladas em algum lugar e remova-as temporariamente ao reiniciar o dispositivo.

Velocidades ou equipamentos inadequados

Talvez sua internet não esteja necessariamente “fora”, ela simplesmente não consegue acompanhar o que você está tentando fazer ou onde está fazendo.

Buffer constante, atraso excessivo, “zonas mortas” de Wi-Fi e outros problemas de conectividade podem resultar de velocidade, largura de banda ou cobertura Wi-Fi insuficientes para lidar com todos os seus dispositivos. Existem duas maneiras de remediar a situação: Reduza suas expectativas com a Internet e use ou faça algumas atualizações.

Considere as velocidades de Internet necessárias e determine se o seu plano atual pode oferecer essas velocidades. Se o seu plano não tiver as velocidades necessárias, atualizar para um plano mais rápido (supondo que haja um disponível) será sua melhor opção. Muitos provedores de Internet a cabo e fibra oferecem velocidades de até 1gigabit por segundo ou mais, o que é velocidade suficiente para uma residência média.

Por outro lado, se você acha que seu plano atual atende as suas necessidades, é possível que a culpa seja do seu equipamento. Faça alguns testes de velocidade em sua casa para avaliar quais velocidades você está obtendo e onde o sinal Wi-Fi pode não ser tão forte. Às vezes, simplesmente realocar seu roteador para um local mais eficiente melhorará a qualidade da conexão e eliminará ou pelo menos mitigará quaisquer zonas mortas.

Caso contrário, você pode querer investir em um roteador melhor ou em extensores de Wi-Fi para aumentar o sinal de Wi-Fi em toda a sua casa. Se você alugar equipamento de um fornecedor, ligue para perguntar sobre como conseguir um dispositivo e localização melhor.

Faça as configurações do seu roteador

Seu roteador deve permitir que você direcione dispositivos conectados para um ponto ou extensor específico, se os tiver, e entre bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Você obterá um sinal mais forte na banda de 5 GHz, mas apenas se o seu dispositivo estiver dentro do alcance (o intervalo de 5 GHz é menor que 2,4 GHz) e se não houver muitos outros dispositivos conectados a 5 GHz. Portanto, se a qualidade da sua conexão for fraca em um dispositivo específico, tente trocar de banda no dispositivo ou tirar alguns dos outros dispositivos da banda que você está usando.

Use uma conexão com fio

Conectar-se diretamente ao seu modem, roteador ou extensores usando um cabo Ethernet será sua melhor aposta para estabelecer e manter uma conexão forte. Se possível, use uma conexão com fio para os dispositivos que consomem mais largura de banda, como Smart TVs e consoles de jogos. Isso não apenas fornecerá uma conexão melhor e mais rápida, mas também aliviará um pouco a tensão da sua rede Wi-Fi.

Privacidade e segurança na internet, Hacking ou malware

Uma causa menos provável, mas ainda possível, de interrupção da Internet é uma rede comprometida. Se os hackers obtiverem acesso à sua rede Wi-Fi, eles poderão restringir completamente o seu acesso à Internet a qualquer um ou todos os dispositivos.

Se você suspeitar que alguém obteve acesso não autorizado à sua rede, acesse imediatamente as configurações do roteador e recrie sua rede Wi-Fi com um nome de rede diferente e (definitivamente) uma senha diferente – uma com alguma complexidade ou aleatoriedade que irá dificultar a descoberta de um hacker.

Além de criar uma senha forte, certifique-se de manter todo o firmware do roteador e de todos os dispositivos conectados atualizados para ajudar a evitar tentativas de hacking. A instalação de software antivírus também ajudará a manter seus dispositivos protegidos. Muitos ISPs oferecem proteção contra vírus e malware sem custo adicional.

Mau tempo

Sim, a Mãe Natureza pode atrapalhar sua conexão com a internet. Alguns tipos de conexão à Internet são mais propensos a interrupções na Internet do que outros durante períodos de mau tempo, mas chuva forte, tempestade violenta ou até mesmo nuvens fortes podem interferir no seu sinal.

A Internet via satélite é a mais vulnerável a interrupções na Internet causadas pelo clima, mas uma queda de energia pode desligar qualquer tipo de conexão. Ter um modem e um roteador ligados à uma conexão com bateria reserva pode ajudar a mantê-lo conectado durante quedas de energia.

Se você tiver internet via satélite, um protetor contra chuva, um escudo contra neve ou um aquecedor de pratos podem ajudar a evitar interrupções devido ao mau tempo nas imediações de sua casa. No entanto, a interferência de sinal pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do caminho entre o satélite e sua antena, e a forte cobertura de nuvens ou chuva pode ter um impacto em sua conexão, mesmo que esteja a quilômetros de distância. Infelizmente, não há muito que você possa fazer a respeito de uma interrupção na Internet; você apenas terá que esperar o sinal retornar.

Interrupções do ISP e congestionamento da rede

Apesar da impressão negativa que muitas pessoas têm sobre seus provedores de Internet, interrupções generalizadas do ISP são incomuns e interrupções em uma única residência são praticamente inéditas (a menos, é claro, que você tenha esquecido de pagar a conta). Ainda assim, é possível que o provedor esteja tendo problemas.

Se sua internet estiver completamente desligada e você já tentou reiniciar o roteador, verifique as páginas de mídia social do seu provedor, site oficial ou fontes como downdector.com para atualizações e relatórios de interrupções. Você também pode ligar para o atendimento ao cliente, mas esteja preparado para uma longa espera.

Além de confirmar que seu ISP está com problemas, não há nada que você possa fazer nessas situações a não ser esperar o retorno do serviço. As interrupções são uma má publicidade, portanto, tenha certeza de que seu ISP está fazendo tudo ao seu alcance para restaurar o serviço o mais rápido possível.

As interrupções são raras, mas o congestionamento da rede pode ser um problema muito mais frequente e, embora nem sempre interrompa completamente a sua conexão, certamente pode causar velocidades lentas. A Internet por cabo, DSL e satélite são vulneráveis ​​ao congestionamento da rede, tal como a Internet doméstica 5G.

O congestionamento da rede significa que as velocidades que chegam à sua casa são lentas, então não há muito que você possa fazer a não ser esperar que o congestionamento passe. Você pode, no entanto, aproveitar ao máximo as velocidades obtidas colocando seu roteador em um local ideal, ajustando suas configurações de Wi-Fi ou usando uma conexão Ethernet, conforme mencionado acima.

Internet ainda está fora? Aqui está o que mais você pode tentar

Além das dicas listadas acima, existem algumas maneiras de voltar a ficar on-line.

A primeira é usando sua conexão móvel. Seu telefone provavelmente mudará automaticamente para o serviço de celular se o Wi-Fi cair, então você poderá usá-lo como faria se estivesse fora de casa. Tenha em mente, entretanto, que isso consumirá seus dados móveis.

Além disso, alguns telefones, operadoras e planos permitem criar um ponto de acesso Wi-Fi. Provavelmente não alimentará sua casa da mesma forma que seu roteador, mas permitirá que você conecte alguns dispositivos até que sua rede doméstica volte.

Em segundo lugar, e talvez aplicável apenas para interrupções mais longas e urgentes de Internet, como enviar uma tarefa escolar dentro do prazo, seria encontrar um ponto de acesso Wi-Fi público. A biblioteca pública local, cafeteria ou restaurante, entre muitos outros locais públicos, pode oferecer acesso Wi-Fi gratuito.

Esteja ciente de que usar uma conexão Wi-Fi pública não é tão seguro quanto sua rede doméstica, então considere usar uma VPN ou evite qualquer atividade que envolva dados confidenciais (senhas, informações bancárias, impostos, etc.) enquanto estiver em uma rede pública.

Perguntas frequentes sobre interrupções na Internet

Por que minha internet continua caindo?

Pode haver vários fatores que afetam sua conexão com a Internet. O primeiro, e mais provável, são os problemas com o seu equipamento. Reiniciar o modem/roteador deve resolver o problema.

Outras razões pelas quais sua Internet pode continuar caindo incluem velocidades inadequadas, congestionamento de rede e condições climáticas adversas. É possível que seu provedor esteja passando por uma interrupção de serviço, mas para interrupções frequentes de conexão, eu examinaria as causas mencionadas anteriormente, começando pelo seu roteador.

Posso obter um reembolso parcial por interrupções do ISP?

Muitos provedores oferecem compensação por interrupções prolongadas ou frequentes. Ligue para relatar a interrupção o mais rápido possível e monitore quanto tempo ela dura antes de solicitar o reembolso.

Uma queda de energia interromperá meu serviço de Internet?

Nem sempre, mas provavelmente. Quando falta energia, isso não impedirá necessariamente que o serviço de Internet chegue à sua casa, mas certamente poderá limitar sua capacidade de usar a Internet. A menos que seu modem e roteador tenham bateria reserva, uma queda de energia desativará esses dispositivos, impossibilitando você de se conectar à Internet.

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