Proteja o seu Mac como uma estrela do rock – 5 dicas fáceis para se manter seguro online

macbook seguro

Sim, os hackers e os profissionais de segurança cibernética ainda estão envolvidos num jogo constante de gato e rato para explorar e corrigir lacunas, mas o mundo em torno disto mudou substancialmente.

Hoje em dia, 80% dos usuários de Mac afirmam estar informados sobre ameaças cibernéticas, muito longe dos velhos tempos.

No entanto, embora novas ferramentas e guias de práticas recomendadas tenham tornado mais fácil do que nunca se manter seguro on-line, os usuários de Mac ainda estão confusos e agem de maneira arriscada. Por exemplo, mais de um quarto (28%) deles acreditam que os computadores Apple estão livres de malware, e esse tipo de mito e superstição está presente em toda a Internet.

Mas queremos ajudar – e com o Mês de Conscientização sobre Segurança Cibernética em pleno andamento, pensamos em compartilhar uma seleção de dicas e truques para tornar mais simples (e divertido) permanecer o mais seguro possível online.

Dica 1: Use sempre um gerenciador de senhas

Se há algo que você deve começar a fazer hoje para se manter seguro online, é usar um gerenciador de senhas.

Uma ferramenta como o 1Password permite criar e armazenar logins exclusivos para cada site que você visita, o que significa que há menos chance de suas senhas vazarem pela Internet.

Melhor ainda… é realmente divertido? Eu uso um gerenciador de senhas e há algo profundamente satisfatório em precisar lembrar apenas um login para cada site ou aplicativo que você precisa. É um pouco como aprender a usar acordes poderosos em uma guitarra e, de repente, você está tocando toneladas de músicas.

Os gerenciadores de senhas podem fazer muito mais do que apenas armazenar logins.

“Um gerenciador de senhas como o 1Password não deve se limitar exclusivamente ao armazenamento de senhas”, além de que, você pode adicionar outras informações cruciais que precisam ser armazenadas, como números de cartão de crédito etc.

Efetivamente, os gerenciadores de senhas são sua biblioteca pessoal repleta de conhecimento proibido. E isso é legal.

Dica 2: Seja como Beenie Man e faça backup

Essa é uma daquelas dicas que sei que você conhece, mas nem por isso é menos importante: faça backup dos seus dados.

Meu palpite é que isso é algo que você deixa de lado porque é chato ou porque está muito ocupado, mas acho que você precisa olhar para isso de um ângulo diferente.

Fazer backup é como Steely Dan; pode parecer chato quando você é jovem, mas quando você pensa um pouco, percebe que sua superfície simples é apenas um verniz para complexidades mais profundas.

Com isso em mente, sugiro dois tipos de backup.

A primeira é a mais simples: inscreva-se em um serviço baseado em nuvem. Algo assim envolve um aplicativo executado em segundo plano que mantém seus dados constantemente seguros. Isso pode parecer simples, mas é uma maravilha técnica, além de dar uma enorme sensação de bem-estar.

A segunda é mais antiga: compre um disco rígido. Escolha um que, seja “de alta qualidade e capaz de resistir a anos de uso”. Você não quer que isso aconteça com você. Então, tudo que você precisa fazer é conectá-lo a cada dois meses para ter um pouco mais de segurança mental.

Isso pode parecer chato para alguns, mas apenas os verdadeiros aficionados sabem como é bom ter todos os seus dados seguros.

Dica 3: Mantenha seu laptop bloqueado

Se você estiver em um café (ou em um bar, show ou festival, se preferir viver a vida no limite), deixar sua máquina aberta e desbloqueada é um pesadelo. Os malfeitores podem desenterrar informações pessoais ou até mesmo instalar software malicioso.

Em vez disso, você precisa mudar seu comportamento na raiz.

“Comece se acostumando a bloquear seu laptop mesmo quando você está em casa”. “Bloqueie seu laptop toda vez que você se afastar dele, mesmo que por alguns segundos. Dessa forma, você desenvolverá um hábito e bloqueará inconscientemente seu laptop, mesmo em situações de emergência.”

E essa é a chave

Faça do bloqueio do seu laptop algo que você nem pensa, mas simplesmente faz.

Dica 4: Atualize o software. Regularmente.

O software, assim como a música, é feito por humanos – mas cada um tem uma relação completamente diferente com as falhas.

Em muitos álbuns ou músicas, são os defeitos que nos fazem apaixonar. Talvez seja a forma como a voz de um cantor quebra ou um guitarrista toca uma corda solta, seja o que for, nos faz sentir humanos.

Não é isso que queremos do software. Um erro humano raramente é prazeroso; em vez disso, pode ser um aborrecimento ou até mesmo um perigo. Quero dizer, quem quer ter sua identidade roubada porque um desenvolvedor cometeu um erro?

Atualize seu software sempre que puder. É fácil. E provavelmente é melhor.

Dica 5: E-mail? Não é tão simples

Ah, e-mail. Como já existe há tanto tempo, estamos acostumados a usá-lo da mesma maneira – mas isso é um erro.

Por exemplo, você deve ter mais de uma conta. Na verdade, você deve criar vários para diferentes atividades online. Você deve ter um endereço de e-mail para compras online e outros pagamentos; um para trabalho; outro para assuntos bancários e mais sérios; e, por fim, uma conta para cuidados de saúde.

Isso protege seus dados. Isso significa que se um endereço for comprometido, nem tudo estará perdido. Felizmente, você também pode reduzir esse risco.

Agora, phishing não é uma referência à banda americana de nome semelhante, em vez disso, é um termo usado para designar uma das formas mais comuns pelas quais as pessoas têm suas informações roubadas.

Efetivamente, o phishing é uma forma de engenharia social. Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é por e-mail. Os malfeitores tornaram-se incrivelmente bons em imitar as mensagens que as empresas enviam a você, inserindo links para sites que controlam e, em seguida, fazendo com que você insira seus dados de login, o que significa que eles podem coletar essas informações.

Uma maneira de contornar isso é não confiar nos links dos e-mails que você recebe.

“Se você precisar fazer login em algum lugar, vá para o navegador e faça login diretamente na conta”. Criei o hábito de não clicar em nenhum link dos e-mails.

Nessas situações, pense em você como um explorador intrépido. Você recebeu uma pista de que algo pode estar acontecendo com uma conta, então você precisa ir até lá e descobrir se é verdade ou não. Mais ou menos como se você estivesse partindo em uma missão. E isso é legal pra caramba.

Então aí está! Cinco dicas fáceis e truques para ajudá-lo a se manter seguro online. Aproveitem!

Siga essa e mais notícias sobre tecnologia clicando em nossa página do Instagram e Facebook. Teremos o prazer em ajudá-los!

Você também pode gostar:

Inovação: IA Revela Casas Ineficientes em Termos Energéticos

Internet caiu novamente? Aqui estão 5 possíveis causas e como corrigi-las

Empresas enfrentam o desafio da ‘Infiltração Silenciosa’ da IA Generativa

Novo Serviço AWS Oferece Aluguel de GPUs Nvidia para Projetos de Curto Prazo

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.